Postado por Andres Espinoza | 4 comentários

CONFIRMADO ..ALASITAS en la RUA COIMBRA

Festa de ALASITA 2011 da Rua Coimbra autorizada pela prefeitura

Por: da Redação
Nesta sexta feira 14 de janeiro tivemos a visita do Sr. Jorge Meruvia atual Presidente da Associação Rua Coimbra. O momento foi de enorme fraternidade e alegria já que Jorge em primeira mão informou a Bolívia Cultural que já estava autorizada a festa de Alasita 2011 da Rua Coimbra, autorização demorada pelas enormes dificuldades propostas pela prefeitura da cidade quando proposta a realização da tradicional festa da comunidade boliviana. Foram dias de enorme estress comento Jorge, porem estamos autorizados respondeu ofegante... mostrando um monte de papeis carimbados pela prefeitura.

A festa será realizada no dia 24 de janeiro como é costume na Bolívia diz o presidente da Rua Coimbra, vamos trazer 2 yatiris bolivianos para o evento respeitando os yatiris que vivem no Brasil, também vamos trazer o grupo musical GENERACION CACHAY.

Teremos como animadora do evento a primeira voz da Bolívia Angela Pasten, sem esquecer do EKEKO vivo que será a amostra da tradição viva da cultura boliviana. Jorge também convidou as pessoas que queiram expor sua arte, pois ainda tem espaço para os expositores de última hora.

O evento começa as 10h, a seguir a missa da festa ao meio dia. O grupo GENERAÇÃO CACHAY irá realizar sua atuação umas 16hs deste 24 de janeiro.





 
FESTA DE ALASITA 2011 – RUA COIMBRA

Patrocínio:
AEROSUR – LA PACIÓN DE VOLAR -
Tel.: 11 - 3214 0484
Apoio: Cartões telefônicos Internacionais HOLA ANDINA - Tel.: 11 - 3361 7134

4 comentários:

Postado por Andres Espinoza | 0 comentários

Diputada boliviana en São Paulo

Em defesa dos direitos da comunidade boliviana em SP

Por: da Redação
A jornalista Marianela Paco Duran, deputada boliviana eleita pelo MAS (Movimento ao Socialismo), que ocupa o cargo de Presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Deputados de seu país, visitou o Memorial acompanhada do cônsul-geral da Bolívia, Jaime Valdivia. Ela foi recebida pelo presidente do Memorial, Fernando Leça.

O principal objetivo de sua visita ao Brasil é, como ela assinalou, “valorizar e visibilizar esta fortaleza humana” que se trasladou da Bolívia como força de trabalho para São Paulo e que, ao enviar dinheiro para a família que ficou na pátria, contribui para o desenvolvimento da Bolívia. Como se sabe, São Paulo tem uma das maiores colônias bolivianas fora de seu país, rivalizando com Buenos Aires e Nova York. Ela espera, por meio da observação e do contato com a grande colônia boliviana paulista – cerca de 200 mil pessoas - obter informações sobre a real demanda dessa população.

Objeto de denúncias de sofrerem maus tratos, exploração e de serem vítimas do trabalho escravo, os imigrantes bolivianos preocupam as autoridades de seu país. Tendo isso em vista, a deputada Paco Duran visitou a comunidade boliviana não só para saber como estão suas condições de vida e quais são suas necessidades e desejos, como também para informá-los sobre as conquistas da recentemente promulgada Constituição Plurinacional Boliviana (em 7 de fevereiro de 2009) e de seu subproduto, a chamada Lei de Autonomias e Descentralização (em 19 de julho de 2010).

A Carta Magna boliviana institui um "Estado Unitário Social de Direito Plurinacional Comunitário", descentralizado e com autonomias, fundado na pluralidade e no pluralismo econômico, jurídico, cultural e lingüístico (art. 1). O artigo 5º, por exemplo, estabelece que são idiomas oficiais do Estado o catelhano e todos os idiomas indígenas, como o guarani e o quechua. Em documentos oficiais, fica estabelecido que se usará o castelhano e uma outra língua indígena, de preferência a mais utilizada em cada localidade. A educação passa a ser plurilíngüe e além de unitária, pública, universal, democrática, participativa, comunitária deve ser também "descolonizadora" (art. 78).

Já a Lei de Autonomias é a última das cinco reformas previstas na nova Constituição. Ele institui o reordenamento territorial e a recomposição do poder político e uma redistribuição dos recursos econômicos.  As outras quatro reformas  são referentes ao Órgão Eleitoral, ao Órgão Judicial, ao Regime Eleitoral e ao Tribunal Constitucional e também foram aprovadas neste ano.

A deputada Paco Duran agradeceu a acolhida do Memorial que, segundo ela, é sinal da “abertura do próprio Estado ao reconhecimento do esforço de integração e valorização de culturas irmãs”. Em sua agenda, constavam encontros com representantes dos poderes executivos e legislativos, além de analistas políticos, “a fim de debater sobre o desenvolvimento de nossos países e planejar outros passos em relação à defesa dos direitos de seus cidadãos”.




0 comentários:

Postado por Andres Espinoza | 0 comentários

La guerra contra la Dengue



A Guerra contra o Aedes aegypti
Posted: 15 Jan 2011 11:10 AM PST

Balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) revela que Recife foi a cidade pernambucana que mais registrou casos de dengue em 2010. Ao todo, somente no ano passado, 14.546 pessoas contraíram a doença. Para evitar um ´boom` do mosquito, principalmente entre os meses de abril a junho, a Prefeitura do Recife anunciou que vai reforçar em 10% as ações nos bairros mais tradicionalmente atingidos pela doença. Durante os fins de semana, os agentes de saúde trabalharão em regime de plantão. Já a SES, até amanhã, vai criar um comitê técnico de discussão, até março de caráter interno, para monitorar os casos da doença e definir as novas diretrizes que irão orientar o Plano de Enfrentamento à Dengue, lançado em 2010. No final do 1º trimestre, o comitê terá alcance estadual.

´Entre maio e outubro de 2010, nós fizemos mais de dois milhões e oitocentos mil atendimentos a residências verificando se existiam focos. Desta vez, nós vamos aumentar em pelo menos 10%`, garantiu Otoniel Barros, gerente de Saúde Ambiental do Recife. Na capital, terão reforços os bairros de Nova Descoberta, Várzea, Santo Amaro, Cohab, Jardim São Paulo e Dois Unidos, localidades dos seis distritos sanitários do Recife campeões nas estatísticas da doença. As comunidades que aparecerem no primeiro Levantamento Rápido dos Índices de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), feito a cada dois meses, receberão ´olhar` especial, com ações que incluem atividades de conscientização. Até fevereiro será feito o primeiro mutirão.

No país, Pernambuco é um dos 16 estados que mais têm risco concreto de desenvolver surtos da dengue. A aposta da SES é na concientização da população, já que 80% dos focos de infestação do mosquito estão dentro de casa, ao alcance das mãos. ´Vamos reunir laboratórios de pesquisa, vigilâncias sanitária e epidemiológica e grupos da assistência hospitalar para atualizar os números,` explicou François Figueiroa, diretor de Controle de Doenças e Agravos da SES. O estado planeja capacitar médicos e promover novas campanhas educativas este ano.

O funcionário público Flávio Souza, de 40 anos, é mais um pernambucano que entrou nas estatísticas da doença.´Foi horrível, por isso as pessoas não podem deixar a água se acumular nos recipientes`, ensinou. Ele considerou importante as medidas do município e estado. ´As pessoas continuam muito esquecidas`.


0 comentários: